Davi aponta racismo em cobrança para fazer vestibular: ‘Porque sou negão’

Davi Brito, 21, campeão do BBB 24, apontou racismo na cobrança que tem recebido para que estude e preste vestibular de medicina.

O que aconteceu

Davi repercutiu a notícia de que ele terá que fazer vestibular ou prestar Enem para ter direito a bolsa de medicina que ganhou no reality. O baiano disse ter consciência de que precisa fazer a prova antes de iniciar o curso e citou preconceito na pressão feita pelos internautas porque ele é “negão”.

“Isso é racismo. É porque sou negão e cheguei onde estou. Eu estava lendo hoje várias matérias sobre ‘Davi vai estudar e tem que fazer vestibular’. O que tem? É normal. Se eu saio na rua, vou à praia beber uma água de coco, sai [notícia] que não estou estudando. Só cobrança”, declarou em entrevista ao podcast PodPah.

O campeão do BBB 24 disse que toda essa cobrança é desnecessária. “Isso é racismo. Não tem por que [tantas críticas]. Todo mundo tem direito de realizar o seu sonho. Eu posso ser o que quiser. É só ter fé. E oportunidade”.

Porque é preto tem de vender água? Não pode estudar? Não pode usar terno? Tem que usar chinelo, ser garçom? Não pode comprar uísque? Eu quero mostrar que posso.

— Davi Brito no podcast PodPah.

Prestar vestibular

Nesta semana, Davi disse que está focado em cursar a faculdade de medicina e aguardava ligação da Estácio — ele ganhou bolsa para estudar nesta instituição. “Estou aqui e vou seguir minha vida em paz. Vou estudar minha medicina, vou virar doutor. Para galera que está falando aí: ‘Davi, você não vai ser médico’, estou esperando só a faculdade me ligar.”

Fala do campeão gerou burburinho nas redes sociais. No X (antigo Twitter), as pessoas começaram a questionar se Davi ingressaria direto, sem a realização de um vestibular.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *