Nesta última quarta-feira, dia 11 de setembro, a cidade de São Paulo presenciou um fenômeno incomum que é conhecido como ‘chuva preta’ ou ‘chuva de foligem’. A situação foi registrada na Zona Oeste, na divisa com Osasco.

Especialistas na área climática explicaram que o termo correto seria ‘queda de fuligem’, já que a chuva propriamente dita é água líquido. O fenômeno aconteceu quando as nuvens de chuva se deparam com as partículas de fuligem, o que é resultado das queimadas.

A fuligem foi observada pela meteorologista da Climatempo, que alertou que o fenômeno pode se repetir no domingo, dia 15 de setembro, quando está previsto que ocorra uma mudança no tempo com o calor dando uma trégua.

A água coletada nesses eventos pode aparecer acinzentada devido ao acúmulo de poluentes, e as autoridades recomendam evitar o contato, pois essa água não é segura para consumo humano ou animal.

O estado de São Paulo enfrenta uma situação de emergência, com 15 cidades registrando focos ativos de incêndio. As autoridades já contabilizaram quase mil incêndios somente em setembro.

Como medida preventiva, o governo prorrogou o fechamento de parques e unidades de conservação até o dia 29 de setembro, buscando reduzir o risco de novos incêndios em meio à crise ambiental.

Outros estados podem ser afetados pela chuva preta

Regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso também podem ter o fenômeno. É essencial que a população se proteja e evite ao máximo o contato com essa chuva que é prejudicial para a saúde.



Source link


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *