Luto: Óbito de grande nome da TV brasileira é confirmado e gera enorme comoção

Na madrugada desta sexta-feira, 22, no Rio de Janeiro, faleceu aos 76 anos a renomada escritora e criadora de telenovelas, Maria Carmem Barbosa. A notícia foi atestada por Thiago Barbosa, sobrinho de Maria Carmem, e pelo ator e roteirista Miguel Falabella, que colaborou com a autora em diversos projetos.

Segundo Thiago, Maria Carmem permaneceu hospitalizada por um período de dois meses na Casa de Saúde Pinheiro Machado, na zona sul do Rio. Ela enfrentava a batalha contra o Mal de Alzheimer e, nesta madrugada, enfrentou uma parada cardiorrespiratória.

Maria Carmem Barbosa se tornou um dos grandes nomes da TV brasileira devido ao seu trabalho como escritora que trouxe para o público diversas obras de enorme sucesso.

Filha do célebre compositor Haroldo Barbosa, autor de hits como “De Conversa em Conversa” e “Eu Quero Um Samba”, Maria Carmem iniciou sua trajetória no mundo artístico aos 20 anos, dedicando-se à redação de programas educacionais para a Rádio MEC.

Na década de 1970, integrou a equipe da TV Globo como produtora na linha de shows. Nesse papel, esteve envolvida em produções humorísticas como “Satiricon” e “Chico City”. Além disso, foi responsável pela produção de espetáculos musicais como “Mulher 80” e da série “Grandes Nomes”.

Na função de roteirista, fez parte da equipe que concebeu o seriado “Delegacia de Mulheres” em 1990, uma produção ambientada dentro de uma delegacia especializada no atendimento a mulheres vítimas de violência. O elenco contava com figuras renomadas como Heloísa Mafalda, Zilda Cardoso e Lúcia Veríssimo. Além disso, contribuiu com textos para os programas humorísticos “Sai de Baixo” e “Toma Lá, Dá Cá”.

No universo das telenovelas, assinou os enredos de “Lua Cheia de Amor” (1990), “Olho no Olho” (1993, como colaboradora), “Salsa & Merengue” (1996) e “A Lua Me Disse” (2005) – sendo as duas últimas em colaboração com Miguel Falabella.

Ao comunicar o falecimento de sua amiga nesta sexta-feira, Falabella compartilhou em sua conta do Instagram que a amizade deles perdurou por um extenso período.

Além disso, o ator fez menção à condição enfrentada por Maria Carmem: “Maria Carmem já tinha nos deixado há alguns anos, quando resolveu dar o viver já por vivido e saiu do ar, com muita rapidez, desligando-se do mundo. Agora, veio a morte física”.


Publicado

em

por

Tags: