Secretaria de Saúde de SP explica por que Faustão esperou apenas 20 dias por transplante

Apresentador passou por transplante de coração em agosto de 2023

Após Fausto Silva, de 73 anos, ser submetido a um novo transplante, uma enxurrada de questionamentos surgiram na web sobre o fato de o procedimento ter demorado tão pouco para acontecer. Com isso, por meio de nota à imprensa, a Secretaria de Saúde do estado de São Paulo explicou que o apresentador já estava na 13ª posição na fila de espera de transplante de rim quando foi inserido na lista no dia 6 de fevereiro. 

anos, como vemos o caso de outras pessoas nos noticiários, é o fato dele já ter sido submetido a um transplante de coração há seis meses, por isso tinha prioridade. A cirurgia ocorreu na última segunda-feira (26/2), no hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Em nota, a Secretaria explicou: “A Central de Transplantes do Estado de São Paulo informa que o paciente F.S. foi inserido na fila para transplante em 6 de fevereiro e, seguindo resoluções estaduais, foi submetido ao transplante de rim na última 2ª feira (26.fev), cumprindo os critérios de priorização. F.S. encontrava-se como 13º na lista para procedimento.”

De acordo com a resolução estadual SS nº6, de fevereiro de 2019, são critérios de priorização de transplante de rim: a impossibilidade total de acesso à diálise; pós-transplante de outro órgão e pós-doação renal.

Quando o órgão é disponibilizado para transplante, é necessário ter compatibilidades genéticas e sanguíneas, e idade compatível entre o doador e o receptor.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *